Como tratar e superar o Pânico?

Para dissipar o Pânico, muitas pessoas têm buscado a psicoterapia que confere significativos resultados de superação. A psicoterapia busca dissecar e trabalhar as associações estabelecidas entre eventos traumáticos e os respectivos sistemas de crenças (conscientes e inconscientes) relacionadas ao pânico. Os efeitos terapêuticos são em boa parte, decorrentes do ‘aprendizado de extinção’, que estabelece novas e saudáveis respostas mediante os estímulos que causavam o pânico, mesmo que aparentemente imperceptíveis.

Trata-se de um processo ativo de aprendizado pelo qual o indivíduo organiza sua cognição com experiências gradativas de enfrentamento consciente, gerando uma nova associação saudável em detrimento da anterior. A psicoterapia permitirá a identificação das raízes/causas do pânico e também ensinará exercícios que fortalecerão o seu controle cognitivo em situações que disparam as crises. Voce aprendera estratégias como a auto-indução de relaxamento com foco na respiração tranquila apoiada por pensamentos de superação como ‘Eu me sinto tranquilo e seguro’, ‘Tudo está bem agora e assim continuará’, ‘Sou capaz e supero a mim mesmo’. Quando hiperventilamos (respiração ofegante, ansiosa) provocamos alterações do oxigênio na corrente sanguínea, favorecendo progressiva confusão mental e, como decorrência, exacerbação do medo. Por outro lado, quando mantemos a respiração tranqüila nos sentimos mais seguros, confiantes e com o controle preservado.

Outra boa dica é resgatar o repertório de vitórias em outros períodos da vida (conquistas de objetivos no campo familiar, profissional, escolar, esportivo, etc.). Tais lembranças podem mobilizar novas associações para o fortalecimento da auto-imagem corajosa e vencedora. Voce também enfrentara o medo de ter medo aos poucos no processo de Dessensibilização (retirar a sensibilidade). Esse método favorece a diminuição gradativa da hipersensibilidade por meio da exposição suave e contínua, que permite ao paciente fortalecer a percepção do controle e vitória sobre si mesmo.