O que é Psicoterapia?

O que é psicoterapia?

É um processo de aprendizagem e auto-crescimento em que o indivíduo amplia a consciência sobre si mesmo e desenvolve recursos para viver melhor, aliviar ou superar sofrimentos por meio da condução de um psicoterapeuta. O objetivo da psicoterapia é dar condições ao aprendizado e ao desenvolvimento pessoal para o crescimento/desenvolvimento da personalidade. 

Quando procurar a Psicoterapia?

  • Quando existe a motivação de melhorar a qualidade de vida através do auto-conhecimento!
  • Quando existe uma queixa, uma dificuldade emocional, uma insatisfação ou um sofrimento.
  • Quando há uma barreira para superar situações ou circunstâncias por meio dos recursos pessoais disponíveis até o momento.

O que ocorre na Psicoterapia?

Durante as sessões de 50 minutos o paciente e o psicoterapeuta trabalham juntos no sentido da compreensão dos recursos adquiridos e utilizados para lidar com a vida. As situações emocionais (traumáticas, difíceis e agradáveis) são revisitadas e compreendidas como marcos ou reforços dos comportamentos atuais. A partir da compreensão do paciente sobre as raízes de suas dificuldades, novos conceitos e aprendizados são desenvolvidos para que comportamentos saudáveis possam substituir os anteriores. Assim, a psicoterapia favorece a auto-resolução de conflitos e o desenvolvimento da personalidade. 

Como iniciar a psicoterapia?

Basta marcar uma entrevista inicial com o psicoterapeuta (www.clinicajulioperes.com.br) para você falar sobre o porquê de sua vinda à psicoterapia. O Dr Julio Peres avaliará se pode ou não ajudá-lo e caso possa, explicará quais as estratégias dessa ajuda profissional.